Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Nespresso ,essa fábrica de humanoides

por Pequeno caso sério, em 05.08.16

Adoro café. Ainda mais se for Nespresso.

Como no sitio onde vivo não tenho um quiosque e não me estava a apetecer falar com um robot  desconhecido ao telefone que debita frases de uma forma mecanizada , nem tão pouco abrir o computador ou fazê-lo pelo telemóvel (e inevitavelmente fazer merda), lá fui eu à loja mais próxima.

Tirei a senha. Esperei a minha vez (como era de noite foi muito rápido).

Fui atendida por uma rapariga que tinha um olhar esgazeado . 

Balbuciou umas quantas frases completamente mecanizadas das quais só percebi Ristreto, Cosi, Roma e Volutto. Como são os cafés que compro normalmente , na boa , achei que estava tudo certo.

Vem a fatura. Lê-me tudo o que lá está , enquanto confirma comigo (apontando o dedo) se está mesmo tudo bem , segura-me no saco e profere outra frase mecanizada da qual só percebi a palavra degustar . Como vou lá muitas vezes , deduzi que tinha de dar a mesma resposta que dou das outras vezes : não, obrigada.

Tudo bem. Atendimento profissional que não estamos ali para sermos amigas. 

E lá foi ela, atender a pessoa a seguir a mim e repetir tudo outra vez.De uma forma mecanizada  profissional, claro está.

Faz-me impressão. 

Sei que é o trabalho dela mas faz-me impressão. 

Parecem robôs. Todos iguais. Dizem todos o mesmo. Têm todos o mesmo olhar vago e o mesmo sorriso forçado  profissional. 

Digo isto com conhecimento de causa pois já lá fui inúmeras vezes e fui sempre atendida da mesma forma por pessoas completamente diferentes.Homens e mulheres. Tudo igual.

Ao telefone a coisa não é melhor. Não se desviam um milímetro do que têm de dizer e notam-se ali frases muito mecanizadas. Tudo bem. Não esperava que me perguntassem pela vizinha Cremilde ou se já estou melhor do pé. Ainda assim, faz-me impressão .

Mas afinal,o que é que eu queria?

Ser atendida por um HUMANO, what else?!

csscissors.jpg


69 comentários

Imagem de perfil

De Mula a 05.08.2016 às 10:51

Não sou consumidora de Café Nespresso mas... No restaurante (de shopping) onde costumo ir almoçar sou sempre recebida com a nessa entoação, com as mesmas palavras, com as mesmas perguntas. Quando lá vou os dias parecem todos iguais porque não muda uma única vírgula. Irrita! 
Imagem de perfil

De Pequeno caso sério a 05.08.2016 às 22:42

Mais que irritar a mim dá  - me que pensar.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.08.2016 às 17:51

Deixa de ser preguiçoso e faz as refeições em casa, tem vantagens para a saude e ambiente e  até poupas muito sofrimento das pessoas que pagas(miseravelmente) para te servirem, enquanto fores preguiçoso não tens moral para apontar o dedo a outros por serem melancolicos, formatados, maquinas,etc.
Imagem de perfil

De Mula a 07.08.2016 às 20:32

"poupas muito sofrimento das pessoas que pagas(miseravelmente) para te servirem" 


Claro que sim, depois deixam de ser pagos miseravelmente... Deixam simplesmente de ser pagos, porque vêm para o desemprego. Image


Eu trabalho com o público há 12 anos. Há 12 anos que recebo o salário mínimo. Atendo cada cliente como pessoa e não como robot. Mas isso sou eu, que sou preguiçosa e sem moral, deve ser por isso. Image

Comentar post



foto do autor




Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.