Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Nós por cá #4

por Pequeno caso sério, em 23.08.17

O regresso às aulas está por aí a rebentar e por isso achei pertinente partilhar uma cena que testemunhei este fim de semana. 

 

Na mesa contígua à nossa, sentou - se um casal com um miúdo que devia ter uns 4/5 anos. O puto era meio ruivo ,o que foi logo coisa para chamar a minha atenção. Jogava afincadamente no telemóvel e os pais lá perguntaram o que ele queria comer. O jovem, começou por avisar os pais que não ia comer. A mãe lá pediu uma coisa que desse para os dois, arranjou - lhe o prato e pediu - lhe para guardar o telemóvel e comer. O jovem voltou a repetir que não ia comer.

A mãe,  sem se exaltar e sem levantar a voz, disse - lhe: 

-"Se não comes,  não te deixo jogar."

O jovem, cagou na mãe,  e voltou a repetir:

-"Não como! Já disse que não como!"

 

E não comeu! 

 

Por esta altura , eu , o meu marido e a minha filha estávamos com os nervos em franja. Eu principalmente. 

Resolvi seguir o exemplo do jovem e caguei nele e nos pais e disfrutei do resto do meu almoço em família e sem stress.

 

Mas, a verdade, é que o meu instinto de cusca queria ver como é que aquela cena deplorável acabaria.

'Tão não é que quando me inclinei para conseguir ver bem , o prato do puto continuava intacto?! 

E o puto? Que estava ele a fazer ? Exato! A jogar no telemóvel !

 

Prestes a ter ali mesmo uma coisa eis que o pai, indivíduo alto e caparrudo, finalmente decide intervir. Pensei, toda contente, "é agora que o puto vai comer um estaladão e vai mamar tudo o que está no prato!" 

Foi aqui.

Foi aqui que não me caíram os tomates porque não os tenho.

Quando eu pensava que o pai ia tirar o telemóvel ao puto, obrigá - lo a comer ou chamá  - lo à atenção sobre aquele comportamento de recusa e prepotência, eis que da boca do homem sai a seguinte frase: 

-" Queres uma moussezinha de chocolate, filho?"

latest.gif

 

Agora  multipliquem esta cena por muitos milhares e expliquem  - me , como é que se pode exigir o que quer que seja aos professores à escola. Pois.

csscissors.jpg


21 comentários

Sem imagem de perfil

De pipinhaeheh a 23.08.2017 às 09:52

Quem merecia  o chapadão não era o puto, eram os pais.  A semana passada também vi uma cena do género. Um casal com um filho. A almoçar, ele agarrado à psp eles ao telemóvel. Acho que durante a refeição não os vi a trocar meia dúzia de palavras. Uma tristeza.
Imagem de perfil

De Pequeno caso sério a 23.08.2017 às 10:15

Sim, isso também é grave mas o que aqui partilhei é mais ...profundo. 
Irrita - me (e estou a ser boazinha ) que os pais apontem consecutivamente o dedo à escola (mais concretamente aos professores) quando as coisas falham. Esquecem - se sempre de que o básico vem de casa e quando o básico falha alguém  (a escola) tem de fazer esse trabalho.
Quando um puto tão pequeno desrespeita os pais daquela maneira e não é punido por isso,algo está muito mal. 
Até aposto que aqueles pais quando são chamados à escola devem sempre achar que a culpa é dos outros. Parece que estou a ver:


educadora- pais, chamei - os aqui porque aconteceu uma coisa muito grave...o Joãozinho arrancou um olho a um colega!
pais- o nosso filho nunca faria isso! Provavelmente o olho é que já não estava muito bom...
Image
Sem imagem de perfil

De pipinhaeheh a 23.08.2017 às 19:39

Precisamente. A escola serve para instruir, para educar estão lá os pais. Infelizmente se vê cada vez mais pais a demitirem-se dessa responsabilidade.
Imagem de perfil

De Pequeno caso sério a 23.08.2017 às 21:21

Infelizmente é cada vez mais frequente. Creio que o ideal para esses pais seria largar os filhos na escola às 8 da manhã e ir buscá - los às 21:00 já jantados e com banho tomado . Isso é que era !
Image
Sem imagem de perfil

De Anita a 23.08.2017 às 12:42


Estou parva... ou esta gente anda a criar gente que futuramente será parva...
Enfim! até me enjoa... Image
Imagem de perfil

De Pequeno caso sério a 23.08.2017 às 21:02

Acredita que tudo isto se pagará muito caro.
Questiono se um puto com 4/5 anos tem este "ascendente" sobre os pais, nem quero imaginar o que fará aos 15/16.
Image
Sem imagem de perfil

De Maria João Machado a 23.08.2017 às 13:19

Mas são esses pais que exigem tudo das escolas e professores, já que eles não souberem educar as criaturas. Calculo que tenhas ficado cheia de nerves. Eu ficaria e era capaz de fazer um comentário qualquer (só para a minha mesa, mas não garantia que fosse em som murmurado).
Imagem de perfil

De Pequeno caso sério a 23.08.2017 às 21:06

Fiquei exaurida dos nerves. Fizemos vários comentários entre nós mas acho que os pais não deram conta da nossa indignação. Estavam focados em agradar ao "menino".
Image
Sem imagem de perfil

De naomedeemouvidos a 23.08.2017 às 13:26

Por estas e por outras é que eu sou uma mãe ditadora; quando nada resulta ( e às vezes, de facto, nada parece resultar, acontece a todos!), digo "é assim porque eu é que mando". Acaba-se logo a discussão ali. O meu filho fica a "odiar-me" durante uns minutos, mas eu perdoo-lhe, e perdoo-me, por todos os beijos e abraços que me dá depois, mas, sobretudo, porque creio que estou realmente a "educá-lo" e não apenas a "aturá-lo". 
Lembro-me que, aqui há tempos, um cronista do expresso (por sinal, dos mais "odiados") escrevia: não há crianças hiperactivas, há crianças malcriadas. Os pais estão cada vez mais reféns das "teorias educativas" que, muitas vezes, mais não são do que um um conjunto de disparates. A questão é que "educar", de facto, dá muito trabalho!
Imagem de perfil

De Pequeno caso sério a 23.08.2017 às 21:16

Em primeiro lugar quero dizer - te que pareço do mesmo mal. Sou MÃE  com tudo o que isso acarreta e quando acho que os limites do razoável foram atingidos, a coisa dá - se. Nem sempre a minha filha entende mas acata . Felizmente não é frequente o caldo entornar mas já aconteceu. A adulta sou eu e portanto é a mim que cabe levar o barco a bom porto .
Se isto dá trabalho? Muito. E é isso que muitos pais de hoje não querem ter e por isso escudam  - se com as teorias da moda.




Sem imagem de perfil

De naomedeemouvidos a 23.08.2017 às 21:20

O meu filho ainda não é adolescente. Fui mãe fora de prazoImage. Imagino que a tarefa que me espera tenha tendência a piorar com a idadeImage
Imagem de perfil

De Pequeno caso sério a 23.08.2017 às 21:23

Pelo que me descreves , não tens que te preocupar. Vais no bom caminho.
Image
Sem imagem de perfil

De naomedeemouvidos a 24.08.2017 às 09:47

Dito pela mãe de uma adolescente, fico mais descansadaImage.
bj
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 23.08.2017 às 13:41

Inacreditável!
E são estes os pais que mais refilam na escola, os filhos são os santinhos, a culpa é do(a) professor(a), e tudo o mais que é conhecido.
Se a sociedade é o que se vê, como serão estas crianças, em adultos?
Imagem de perfil

De Pequeno caso sério a 23.08.2017 às 21:18

Não sei vizinha, não sei...mas não auguro nada de bom.
Serão com certeza adultos frustrados e incapazes de lidar com as adversidades da vida. 
Image
Sem imagem de perfil

De Magui Ferreira a 23.08.2017 às 23:48

Tenho duas filhas maiores de idade. Eduquei-as o melhor que pude e soube, com certeza que fui muitas vezes permissiva, outras tantas inflexível.
Com os defeitos que têm, são raparigas equilibradas. Se o mérito é meu e do pai ou se é fruto do feitio delas, não sei.
O que me parece é que existe muita teoria psicológica que pouco favorece os pais no que respeita à educação dos filhos.
Se as crianças são diagnosticadas com hiperactividade ou déficit de atenção, começam desde cedo a tomar medicação para tratar esses problemas.
No meu tempo existiam os cabeças no ar, os irrequietos que eram tratados à chinelada e a puxão de orelhas.
Mudam-se os tempos, muda-se a abordagem sobre os assuntos, nem sempre para melhor.
Imagem de perfil

De Pequeno caso sério a 24.08.2017 às 10:01

Na educação de um filho não há receitas. Há bom senso, empenho e tempo.
Enquanto seres humanos falhamos, logo, enquanto pais não podia ser diferente.
O problema é que as pessoas hoje em dia empenham - se pouco e educar um filho dá muito trabalho. É muito mais fácil dizer que sim a tudo e não ter chatices. E  é por isso que as dificuldades aparecem no sítio onde oa miúdos passam mais tempo: na escola.
Muitas vezes o "alvo" que a criança quer atingir não é o professor mas esse é  o ADULTO que ela tem por perto e por isso é nele que descarrega todas as suas frustrações.  O grande problema é que o professor tem na sala mais 20 crianças na mesma situação. 
E é assim que se inicia o ciclo da "rotulagem " de uma criança que , em 99,9% das vezes seria evitada se na hora certa tivesse sido educada/amada.
Talvez te choque com o que vou dizer a seguir mas nem todas as pessoas estão preparadas para ser pais. E é aí está a génese de todo o problema. 
Image
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 24.08.2017 às 16:02




Se o post está bom, este comentário está perfeito.






Imagem de perfil

De Pequeno caso sério a 24.08.2017 às 23:17

Obrigada vizinha. É apenas a minha modesta opinião. 
Image
Imagem de perfil

De Happy a 29.08.2017 às 12:55

Tenho falado disso no meu blog. Não entendo como é que há cada vez mais pais a demitirem-se dos seus papéis de educadores.
Não pensam que estão a criar pequenos monstros, prepotentes e com um enorme umbigo...
Imagem de perfil

De Pequeno caso sério a 30.08.2017 às 09:42

Não,  não pensam. 
A única coisa que importa é que não chateiem muito e à conta disso permite - se TUDO.
O pior é que vamos todos pagar caro essa negligência. Ai se vamos!
Image

Comentar post



foto do autor




Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.