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Nespresso ,essa fábrica de humanoides

por Pequeno caso sério, em 05.08.16

Adoro café. Ainda mais se for Nespresso.

Como no sitio onde vivo não tenho um quiosque e não me estava a apetecer falar com um robot  desconhecido ao telefone que debita frases de uma forma mecanizada , nem tão pouco abrir o computador ou fazê-lo pelo telemóvel (e inevitavelmente fazer merda), lá fui eu à loja mais próxima.

Tirei a senha. Esperei a minha vez (como era de noite foi muito rápido).

Fui atendida por uma rapariga que tinha um olhar esgazeado . 

Balbuciou umas quantas frases completamente mecanizadas das quais só percebi Ristreto, Cosi, Roma e Volutto. Como são os cafés que compro normalmente , na boa , achei que estava tudo certo.

Vem a fatura. Lê-me tudo o que lá está , enquanto confirma comigo (apontando o dedo) se está mesmo tudo bem , segura-me no saco e profere outra frase mecanizada da qual só percebi a palavra degustar . Como vou lá muitas vezes , deduzi que tinha de dar a mesma resposta que dou das outras vezes : não, obrigada.

Tudo bem. Atendimento profissional que não estamos ali para sermos amigas. 

E lá foi ela, atender a pessoa a seguir a mim e repetir tudo outra vez.De uma forma mecanizada  profissional, claro está.

Faz-me impressão. 

Sei que é o trabalho dela mas faz-me impressão. 

Parecem robôs. Todos iguais. Dizem todos o mesmo. Têm todos o mesmo olhar vago e o mesmo sorriso forçado  profissional. 

Digo isto com conhecimento de causa pois já lá fui inúmeras vezes e fui sempre atendida da mesma forma por pessoas completamente diferentes.Homens e mulheres. Tudo igual.

Ao telefone a coisa não é melhor. Não se desviam um milímetro do que têm de dizer e notam-se ali frases muito mecanizadas. Tudo bem. Não esperava que me perguntassem pela vizinha Cremilde ou se já estou melhor do pé. Ainda assim, faz-me impressão .

Mas afinal,o que é que eu queria?

Ser atendida por um HUMANO, what else?!

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67 comentários

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De Quarentona a 05.08.2016 às 07:50

Revi tantas compras minhas na Nespresso, mas eu, ao contrário de ti, aceito sempre degustar um cafézinho, gaja que é gaja não recusa uma borla (foi a minha mãe que me ensinou, ela que é uma forreta do catano). Tens razão, mais parece que aquela malta tem um chip implantado, querem ter um atendimento tão personalizado que acabam por ser impessoais!
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De Pequeno caso sério a 05.08.2016 às 22:41

Ora aí está a palavra que me faltava e que  e que descreve o serviço nas lojas Nespresso: impessoal.
(não aceito o café porque só posso beber um por dia e normalmente quando lá vou , já o bebi)


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De Mula a 05.08.2016 às 10:51

Não sou consumidora de Café Nespresso mas... No restaurante (de shopping) onde costumo ir almoçar sou sempre recebida com a nessa entoação, com as mesmas palavras, com as mesmas perguntas. Quando lá vou os dias parecem todos iguais porque não muda uma única vírgula. Irrita! 
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De Pequeno caso sério a 05.08.2016 às 22:42

Mais que irritar a mim dá  - me que pensar.
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De Anónimo a 07.08.2016 às 17:51

Deixa de ser preguiçoso e faz as refeições em casa, tem vantagens para a saude e ambiente e  até poupas muito sofrimento das pessoas que pagas(miseravelmente) para te servirem, enquanto fores preguiçoso não tens moral para apontar o dedo a outros por serem melancolicos, formatados, maquinas,etc.
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De Mula a 07.08.2016 às 20:32

"poupas muito sofrimento das pessoas que pagas(miseravelmente) para te servirem" 


Claro que sim, depois deixam de ser pagos miseravelmente... Deixam simplesmente de ser pagos, porque vêm para o desemprego. 


Eu trabalho com o público há 12 anos. Há 12 anos que recebo o salário mínimo. Atendo cada cliente como pessoa e não como robot. Mas isso sou eu, que sou preguiçosa e sem moral, deve ser por isso. 
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De saracasticamente a 05.08.2016 às 14:17

É por isso que não gosto de gente profissional 
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De Pequeno caso sério a 05.08.2016 às 22:44

Bem visto!
Mais vale uma 'ssoa incompetente mas bem disposta. (leva - se melhor)
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De Miss Certezas a 05.08.2016 às 17:01

Ainda me faz mais impressão a mania que agora têm de perguntar "Olá, está tudo bem consigo?", como se quisessem mesmo saber, muitas vezes apetece-me responder que não e passar a contar todo um rol de coisas negativas, mas só respondo um forçado, está, está...
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De Pequeno caso sério a 05.08.2016 às 22:45

Olha...a mim nunca ninguém me perguntou isso.

(ainda bem para eles)
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De Magui Ferreira a 05.08.2016 às 17:09

O que tu queres sei eu! Até eu que raramente bebo café, fazia um sacrifício do caraças e fazia companhia ao Georginho 😁
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De Pequeno caso sério a 05.08.2016 às 22:47

Só tu para reparares nesse "detalhe " chamado Clooney.
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De DR a 07.08.2016 às 16:42

Também ia com o Georginho degustar café e outras coisas :)
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De Pequeno caso sério a 07.08.2016 às 23:01

Cara DR,
com Georginho era só mesmo o café. Um homem daqueles deve dar uma grande dor de cabeça 
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De Maria Araújo a 05.08.2016 às 18:29

Sim, são mecanizadas e incomoda-me o olhar quase superior como se fossemos merda.
Tenho substituído o Nespresso da Nespresso pelo Nespresso do Lidl.
Quando quero variar os sabores, vou à loja Nespresso.
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De Pequeno caso sério a 05.08.2016 às 22:50

Eu também já tentei substituir por várias : pelas Nicola, pelas do Jumbo e da Media Markt . Nada feito! Volto sempre à origem .
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De Maria Araújo a 06.08.2016 às 22:14


Tinha experimentado as do Continente, mas não gostei,  o café não flui para a chávena, e desde então não tentei mais nenhuma marca até que  soube que o Lidl tinha a patente da Nespresso, experimentei e gostei.
 Nunca mais comprei na loja  Nespresso a não ser que tenha festa em casa, e aí vou comprar outros sabores.
No Lidl compro a Azzuro e Ristretto, o café sai da máquina tão bem quanto o Nespresso e tem uma boa camada de creme à superfície, como eu gosto.
Cada caixa tem 10 cápsulas e custa 1,99.

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De Pequeno caso sério a 07.08.2016 às 10:47

Agora fiquei curiosa com essa coisa da patente...
Assim que puder vou ao Lidl para experimentar  (ficava - me infinitamente mais perto ).
Obrigada pela dica 
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De Pequeno caso sério a 05.08.2016 às 22:53

"Olhar superior " nunca vi...apenas vazio . (o que não deixa de ser preocupante )
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De Marta Elle a 07.08.2016 às 10:21

Se calhar a rapariga é como eu que de noite não funciono.
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De Pequeno caso sério a 07.08.2016 às 10:51

Não me parece...
Como disse no post ,já lá fui várias vezes e fui sempre atendida da mesma forma por pessoas diferentes.
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De Marta Elle a 07.08.2016 às 11:12

Então deve ser algum "método de atendimento inovador".
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De Pequeno caso sério a 07.08.2016 às 11:15

Inovador...hummmm...não me parece. Desde que me lembro que tem sido sempre assim.
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De Marta Elle a 07.08.2016 às 15:29

Começo a desconfiar que esses funcionários são aliens.
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De Pequeno caso sério a 07.08.2016 às 22:36

Nada disso. Apenas Humanoides 
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De Pois, a 07.08.2016 às 10:59

Agora ponham-se lá no lugar daqueles funcionários, que devem ser certamente, obrigados a trabalhar assim?

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De Pequeno caso sério a 07.08.2016 às 11:10

É exatamente nisso que penso quando lhes observo o olhar "vazio".
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De Gaffe a 07.08.2016 às 11:04

Curioso.
Tenho uma opinião exactamente contrária à tua.
Penso que me atendem com um profissionalismo irrepreensível, sem nunca deixar de ser educado.
Ouvem-me e fornecem-me o que quero sem voltas e reviravoltas e despedem-se correctamente.
Não preciso de mais nada. Borrifo-me neles. Não lhes exijo salamaleques. Prefiro despachar a compra sem amabilidades forçadas. Também não lhes cravo beijinhos ao sair, nem ficamos amigos do peito (se bem que há  alguns. ..)
Francamente, acho que são óptimos profissionais. 
Nao aborrecem e são maquinalmente polidos e competentes. 


E, meu amor, falam baixinho!
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De Pequeno caso sério a 07.08.2016 às 11:13

O problema é exatamente esse :serem MAQUINALMENTE tudo.


E sim, apesar de eu ser um pouco surda ,falam todos extremamente baixinho.
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De Gaffe a 07.08.2016 às 11:37

Faz como eu: entra como se tivesses deixado à porta a Orquestra Sinfónica se Berlim a tocar Mozart. Sai como se o próprio Mozart estivesse à espera que lhe tivessem oferecido um cafezinho.
Vais ver que até se lhes soltam as pilhas.
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De Pequeno caso sério a 07.08.2016 às 11:45



Eh pá muito bom !
Sô dona Gaffe no seu melhor !
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De Pois, a 07.08.2016 às 11:49

São mesmo gaffe e das tristes, os teus comentários pá!

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De Pequeno caso sério a 07.08.2016 às 12:16

Oh faxavori!
Não quero cá insultos na minha casa ...se não gosta de alguma coisa remeta - se ao silêncio. 
Muito obrigada.
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De Gaffe a 07.08.2016 às 13:36

Mas não isultou!
A verdade é que Mozart nem sempre é alegre.
De Pois pode sempre trocar a pauta por uma de Strauss. Consegue entrar a valsar, o que é  bastante mais ... fresco e repleto de florinhas.
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De Gaffe a 07.08.2016 às 13:37

* insultou.
Mas também não isultou, vá.
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De Pequeno caso sério a 07.08.2016 às 22:25

Não respondeu mas foi...desagradável.
Não havia necessidade.
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De Gaffe a 07.08.2016 às 12:38

Um Feliz Natal para si também.
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De Fátima Bento a 07.08.2016 às 16:38

Mencionei-te num comentário à frente, sei que tens um excelente sentido de humor . E não mencionei que quando lá vou, quer vá 'no espírito dos afetos', ou como 'não há pachorra', deixo o Josh Groban a cantar à porta. A Orquestra é uma fantástica ideia, mas complicado em termos de logística; o Groban é mais maneirinho...
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De Pedro a 07.08.2016 às 15:07

Acho que grande parte para não dizer a maioria da população portuguesa,  não percebe nada de café. 
Chamar café, a nespresso dá vontade de rir. A Nestlé dona da nespresso, detém a maior indústria química no ramo alimentar, o que faz com que consiga por os restos de grão partido de café a saber a baunilha ou a outro qualquer sabor .
Não vamos confundir químicos com café. 
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De Fátima Bento a 07.08.2016 às 16:41

Discordo tanto, mas tanto! Há uma pequena diferença entre a nescafé e a nespresso, embora sejam ambas da nestlé...
Mas esta é uma marca que soma discussões com paixão clubística, por isso dou de barato. 
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De Pedro a 07.08.2016 às 22:46

No comentário que fiz, não me refiro por uma só vez a nescafé.
Apenas me refiro a factos, já agora o sabor e o cheiro dos nespresso são fantásticos, mas são em grande parte fruto dos químicos que tem como função esse objectivo  (sabor, paladar e cheiro ).
A indústria química Suíça é fantástica. 
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De Pequeno caso sério a 07.08.2016 às 22:35

Olá Pedro. 
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Tentando responder ao mesmo, aqui vai:
Tomo café desde os meus 18 anos. Tenho no momento 43. 
Bebo apenas um por dia dado que, por questões de segurança pública (e de saúde),  não me são permitidos mais.
Já cheguei ao cúmulo de gastar uma cápsula para sentir apenas o cheiro do café.
Já bebi "café" em alguns lugares deste mundo e tenciono beber ainda mais uns quantos.
Ainda assim, não me considero uma especialista na matéria. Longe disso.
O que sei é se me sabe bem ou não. E o café Nespresso  sabe. Portanto continuarei a consumi-lo até que me apresentem uma alternativa melhor. Seja ele a melhor coisa do mundo ou a "zurrapa" dos cafés.
Se por acaso quiser partilhar a sua experiência /conhecimento estou interessada em ler.
Muito obrigada e volte sempre 
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De Pedro a 07.08.2016 às 22:49

Recomendo sem químicos e dentro destes um lote de café de São Tomé em grão torrado à poucos dias. 
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De Pequeno caso sério a 07.08.2016 às 23:40

Vou ser chata .
Sou uma preguiçosa do pior e suponho que o que refere seja necessário uma máquina que "aceite" o pó...sabe de alguma coisa desse género mas em cápsula compatível com as máquinas da  Nespresso?
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De ped a 07.08.2016 às 23:56

Infelizmente não conheço. Só mesmo do género da que refere (colocar o grão,  ela mói etc ).
Eu uso uma Flama Alpha 20.
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De Pequeno caso sério a 08.08.2016 às 00:02

Se algum dia tiver conhecimento de alguma avise-me ok?
(confesso que a facilidade e rapidez  com que se prepara um café foram os fatores que me fidelizaram à Nespresso)

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