Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A unhaca do mindinho do macho

por Pequeno caso sério, em 22.04.16

Sou uma 'ssoa que vive apoquentada com muitas coisas. Isso é mau porque depois não durmo enquanto não as vomito e tenho de vir para aqui debitar faladura.

O tema de hoje é  algo que faz crescer em mim uma coisa que não sei bem explicar. Fica ali entre o espanto e o nojo.Falo-vos da célebre unhaca do dedo mindinho.

Sempre que me lembro deste tema recuo até mil nove e troca o passo quando fui a Paços  de Ferreira comprar os moveis para a minha primeira casa. Quis o destino que me cruzasse com um agente da autoridade digno de uma caricatura:

baixinho, gordinho, dono de uma bigodaça farfalhuda com as pontas reviradas para cima, cachucho com a bandeira de Portugal no dedo mindinho da mão esquerda e no dedo mindinho da mão direita uma unhaca de fazer inveja a muita extensão que aí anda. 

Ora ao deparar-me com isto, pus-me a pensar para que é que aquela porra serviria.

Cheguei a algumas conclusões e, durante os anos seguintes , tive oportunidade de confirmar algumas delas dado que, sempre que encontrei algum espécimen deste calibre, procurei respostas para as minhas inquietações.

 

Aviso já que o que se segue não é bonito. Por isso, se não tiverem estômago forte desistam já. 

Ainda aí estão?! Suas grandes  malucas................depois não digam que não avisei!

 

Ora bem, a unhaca tem várias finalidades dependendo de quem a possua. Contudo, há utilizações que são transversais a qualquer personagem e é dessas que vou falar. A saber:

 

1º- a unhaca serve para coçar a cabeça.  Até aqui tudo normal.

Só que o dono da unhaca depois de coçar a cabeça retira o que foi arrastado pela unhaca do couro cabeludo, examina cuidadosamente e sacode-a com firmeza com o auxílio de outro dedo, como se dissesse pffffff que nojo como é que isto veio aqui parar?!. Esqueci-me de referir que entre o examinar do produto e o jogar fora , às vezes o dono da unhaca , também cheira o que lá está.

 

2º- a unhaca entra no ouvido e chega até ao tímpano. O dono da unhaca agita-a energicamente, para cima e para baixo, quase sempre de boca aberta e a fechar/piscar um olho. Depois, retira todo um cerume das profundezas dos canais auditivos e repete o processo que faz quando coça a cabeça .

 

3º- a unhaca dá muito jeito para limpar as fossas nasais embora aqui a força aplicada seja bem menor.

 

4º- a unhaca é o acessório perfeito para palitar os dentes a seguir a ter comido uma bacalhoada. Depois de retirados as lascas presas nos dentes  o dono da unhaca limpa-a  ao guardanapo. complementando o gesto com aquele barulho bem alto e característico de quem está a verificar com a língua se o espacinho ficou mesmo bem limpo.

 

5º- a unhaca serve para coçar os tomates . Esta ação é praticada sem dó nem piedade na presença seja de quem for. Giro giro é vê-los a seguir a isto a cumprimentarem-se com um aperto de mão daqueles bem vigorosos. À macho!

 

6º- a unhaca serve para coçar o cú quando ninguém está a ver. Invariavelmente. há sempre alguém que vê!

 

7º- a unhaca serve para limpar as cagaitas que as meias deixam nas unhas dos dedos dos pés.Escusado será dizer que se repetem alguns dos procedimentos descritos acima. Não vou dizer quais porque eu própria já estou a ficar nauseada só de imaginar...posso-vos garantir que é uma imagem do demo

 

 

Por ultimo, e como não quero que saiam daqui de mãos a abanar, descobri que não sou a única demente a pensar nestas coisas. Vai daí que alguém se lembrou de investigar de onde veio esta moda.

Há quem diga que nasceu no tempo das cortes onde tudo era sussurrado (porque era chique) e a unhaca servia para bater suavemente nas portas emitindo apenas um chique tic- tic-tic em vez do abrutalhado truz-truz-truz. Tenho para mim que o tempo das cortes foi profícuo em panisguice : cabeleiras compridas; gestos delicados; gajos de collants e unhacas ...hum , hum...tá explicado!

Há também quem diga que a unhaca teve origem nos alfaiates que a usavam para marcar/vincar os tecidos. Lá está a panisguice outra vez: gajos a costurar roupa para outros gajos e a vincá-la com a unhaca. Sim senhor .  É de macho!

 

csscissors.jpg

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.



foto do autor




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.